Eucalipto
O eucalipto é uma árvore exótica, ou seja, não pertence a flora do Brasil; é proveniente da austrália e em seu país de origem são encontrados mais de 600 variedades desta espécie.
No Brasil, a sua implantação demonstrou resultados espetaculares; com clima e solo favoráveis atingiu ciclos silviculturais entre 6 e 7 anos, diferentemente de países de grande tradição florestal como Suécie e Canadá, cujos ciclos podem chegar aos 60 anos.
O eucalipto não foi escolhido por acaso, entre as suas vantagens podemos citar o rápido crescimento e potenciabilidade para produzir árvores retas e com boa forma; a grande variedade de espécies, se adequando ao destino final que se deseja e tambem ao tipo de solo e demais condições para o plantio.
Desde o início de sua implantação no Brasil, e até pouco tempo atrás , varios mitos a respeito desta árvore povoam o imáginário das pessoas, como o da desertificação do solo; a baixa quantidade de fauna nativa encontrada nos reflorestamentos, etc, porem estes mitos foram derrubados e as pesquisas demostram que: como qualquer monocultura existem vantagens e desvantagens, e no caso do eucalipto o saldo é altamente positivo.
A diminuição da oferta de madeira nativa é óbvia, as reservas naturais estão se exaurindo e a população consumidora aumentado. O esgotamento total de madeira para comercialização é iminente e já ocorre nos estados mais desenvolvidos do país. É aonde entra o eucalipto, a provável solução para o caos. Resta a população conhece-lo melhor.